O Governo declarou na tarde de ontem situação de alerta em todo o país, a vigorar desde a meia-noite de hoje até às 23h59 de amanhã, devido ao calor, tempo seco e aumento da intensidade do vento, fatores propícios à propagação de incêndios.
Em estado de alerta especial nível vermelho do dispositivo especial de combate a incêndios rurais estão 10 distritos do país, entre eles Bragança e Vila Real, sendo laranja nos restantes de Portugal Continental.
Durante estes dois dias, o Governo tem reforçados os meios para vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos, apoio às operações de socorro e prontidão das equipas de apoio à saúde. As equipas de sapadores, Corpo Nacional de Agentes Florestais e Vigilantes da Natureza vão estar mobilizados em permanência, e os bombeiros voluntários têm dispensa do trabalho, à excepção dos que prestam cuidados de saúde em emergências.
Perante estas condições, pede-se atenção às proibições em vigor, como a de realização de trabalhos, permanência, acesso e circulação em espaços florestais e vias que os atravessem (previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios) realização de queimas e queimadas de sobrantes e uso de fogo-de-artifício ou semelhantes.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural.
Escrito por ONDA LIVRE