A Feira Internacional do Norte- Norcaça, Norpesca e Norcastanha, em Bragança, está aí à porta e o programa desta edição já foi apresentado. Concursos de ovinos, provas de caça, demonstrações de pesca e o Fórum Internacional dos Países Produtores de Castanha são actividades que não vão faltar. Pela primeira vez, Bragança vai receber a final dos Campeonatos Nacionais de Santo Huberto, que para Artur Correia, presidente da FACIRC, não é uma prova tão fácil como parece:
“Santo Huberto é a modalidade rainha, em termos de especialidade na caça. Qualquer um pode pegar numa arma e dar uns tiros, mas na Santo Huberto não. É preciso ter um cão de categoria e cumprir regras.”
A Montaria ao Javali é outra das actividades inseridas nesta edição, estando já esgotadas as 150 inscrições propostas. Para além de iniciativas dedicadas a caçadores, pescadores e agricultores, os visitantes vão poder participar num passeio micológico, assistir a demonstrações de culinária ou participar na maratona ibérica da castanha. Um programa com muitas actividades refere Hernâni Dias, autarca de Bragança:
“Todas as iniciativas permitirão que as pessoas que cá vierem tenham dias bem preenchidos e deem a sua vinda por bem empregue.”
O presidente da câmara destacou ainda que o espaço já começa a ser pequeno para tanta actividade, no entanto ainda não é possível a construção de um pavilhão para o certame:
“Estamos a trabalhar para ver se conseguimos ter um pavilhão novo. Não será, seguramente, fácil nesta altura, porque para já é um investimento muito grande, de alguns milhões.”
No total foram investidos 100 mil euros no certame e a autarquia contou com o envolvimento de 50 entidades. A Feira Internacional do Norte- Norcaça, Norpesca e Norcastanha acontece de 31 de outubro a três de novembro em Bragança.
Foto: Município de Bragança
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)