Está resolvido o ataque informático à Câmara Municipal de Vinhais

Já está resolvido o ataque informático de que a câmara municipal de Vinhais havia sido alvo. Os serviços, neste município, estiveram paralisados desde dia 15 de Outubro, ou seja, mais de uma semana. O presidente do município, Luís Fernandes, considerou a situação como um problema grave mas garante que desde sexta-feira quase todos os computadores estão a funcionar:

“Está ultrapassado o problema. Há um pequeno constrangimento, mas já sem importância, porque foi preciso instalar novamente os computadores, quase a nível trabalhador por trabalhador e poderá haver um ou outro que ainda não esteja. A nível dos serviços já está tudo garantido.”

A autarquia denunciou o caso às entidades competentes e depois contratou uma empresa da área, com a qual já trabalhava, para resolver o problema. Diga-se que, em troca dos dados, havia sido pedido um resgate de vários milhares de euros:

“Foi preciso pagar a uma empresa, que já trabalhava com o município na área informática, que já conhecia o sistema informático. Fizeram uma avaliação para perceber se era possível fazer este trabalho e fizeram. O resgate era impossível ser pago. Um organismo público não tem formas de pagar um resgate, nem isso fazia sentido nenhum.”

Os serviços na câmara de Vinhais foram retomando a normalidade entre a última quinta e sexta-feira.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)