Spray do IPB que substitui o plástico ganhou bolsa de 50 mil euros

O spray do Instituto Politécnico de Bragança, que substitui plástico na conservação dos alimentos, ganhou uma bolsa de 50 mil euros. O prémio foi atribuído na semana passada, em Bruxelas, no concurso de Inovação Social da Comissão Europeia. Isabel Ferreira, líder do projecto SpraySafe e coordenadora do Centro de Investigação de Montanha, conta que já existem empresas estrangeiras interessadas no produto:

“A partir do momento que começamos a ter resultados muito promissores a nível laboratorial, fomos sempre fazendo parcerias com empresas potencialmente utilizadoras do spray e depois tivemos logo também interesse por parte de investidores estrangeiros. Já está agendada a criação de uma spin off constituída entre o IPB e estes investidores espanhóis.”

A bolsa atribuída vai ser usada para as duas fases finais do projecto, que visam validar o nível de conservação do spray e garantir a utilização do produto:

“Vai ter que ser feita ainda a prova de conceito, portanto a validação da capacidade conservante do Spraysafe em diversos tipos de alimentos. A fórmula pode ter que ser ajustada de acordo com o alimento em que é aplicada e, depois, tem que se proceder ainda para o escalonamento industrial, bem como toda a legislação que é precisa para garantir a utilização da sua utilização.”

O projecto SpraySafe também já tinha sido distinguido no concurso Born From Knowledge, da Agência Nacional de Inovação.

INFORMAÇÃO E FOTO CIR (Rádio Brigantia)