Macedo de Cavaleiros está entre os cinco municípios do distrito de Bragança onde é mais barato comprar casa.
De acordo com um estudo comparativo realizado pelo portal ComparaJá.pt, que analisou os custos de comprar casa nos diferentes concelhos do distrito, em Macedo de Cavaleiros o preço por m2 de uma habitação situa-se nos 681 euros, o que o torna o quarto mais acessível, sendo o valor mais baixo em Alfândega da Fé, com o m2 a custar 506€ e o mais alto em Mirandela, onde o preço por metro quadrado de uma habitação se situa nos 890€.
Um facto que Benjamim Rodrigues, presidente do município de Macedo de Cavaleiros, considera ser uma consequência da perda de população mas que pode ser vista como uma oportunidade:
“Nós estamos entre os três municípios que menos população perde, proporcionalmente, mas continuamos a perder obviamente, como todos. Isto reflete-se um pouco no preço das casas, pois quando as pessoas vêem que está a haver perda de massa critica, percebem-se que o imobiliário fica em baixo. Foi o que aconteceu aqui no nosso território, o que significa que, ao mesmo tempo, temos também uma oportunidade para que as pessoas invistam. Estamos a criar condições para que a população tenha mais confiança e alguma esperança de desenvolvimento económico. Acredito que as pessoas voltem a ter intenção de investir no nosso território. Portanto, isto é uma oportunidade única de fazer o investimento. ”
Este simulador analisou ainda o prazo mínimo de um crédito habitação para aquisição de um imóvel com 120 m2, tendo por base uma taxa de esforço orçamental de 33%, o que determinou que em Macedo de Cavaleiros é possível ter uma casa própria em pouco mais de 22 anos.
Escrito por ONDA LIVRE