PSP de Bragança desmente denúncias que têm vindo a ser feitas nas redes sociais

Nos últimos dias, as famílias de Mirandela têm-se mostrado muito preocupadas com algumas noticias falsas postas a circular na rede social facebook, que davam conta de alegadas perseguições a jovens estudantes e até tentativas de sequestro, que estariam relacionadas com duas viaturas, cujas matrículas até foram fotografadas e partilhadas na rede social.

A PSP de Mirandela e de Bragança têm recebido dezenas de telefonemas de pais de alunos alarmados com estas notícias, levando o comando distrital da PSP de Bragança a tomar a iniciativa de convocar a comunicação social para desmentir os factos que originaram este alarme social.

 

“Não há motivo algum para preocupação. As situações que nos foram comunicadas, foram analisadas e não tinham fundamento nem a origem que entretanto se acabou por divulgar nas redes sociais.

Não há motivo algum para alarme e Mirandela continua a ser uma cidade segura.”

A garantia de Bruno Machado, comissário de PSP de Bragança que leu um comunicado de esclarecimento, onde é referido um episódio que poderá ter despoletado, erradamente, todo este alarme

“Existe uma situação identificada, notícia de crime, em processamento policial, que está associada a um comportamento tido por dois indivíduos, e foi interpretado por duas jovens estudantes da ESACT do IPB, que um desviante lhes causou receio.

Existiu ainda uma coincidência entre o percurso de diversão noturna destas jovens e a presença dos supostos agressores, que em tempo algum se lhes dirigiram, mas mantiveram com as mesmas uma atenção que não seria conveniente nem comum na perspetiva das jovens.

A PSP está a efetuar todas as diligências para despistar qualquer hipótese de crime ou comportamento ameaçador por parte dos cidadãos, que no primeiro contacto se faziam transportar numa carrinha.”

Entretanto, existiu uma publicação digital, que teve origem num aluno da ESPROARTE (Escola Profissional de Arte), de Mirandela que terá identificado um individuo cujo comportamento lhe pareceu inadequado

“Por quanto, orientava o telemóvel, fazendo-o a partir do interior de uma viatura e em direção ao recinto da escola, para presumivelmente fotografar os jovens. A foto, difundida digitalmente, referenciava ainda uma matrícula. A PSP informa que o proprietário é cidadão português, conhecido, e já foi entrevistado por esta polícia.

Efetivamente, é proprietário da referida viatura, localizada entretanto. De momento, a viatura era conduzida por outra pessoa e essa conduta foi mal interpretada pelo aluno, lamentando que a sua ação fosse associada a qualquer tipo de comportamento desviante.

Não existe nexo algum de casualidade entre estes factos e ações com a situação das jovens denunciadas. “

Também, ontem, foram colocadas a circular nas redes sociais, alegadas tentativas de sequestro a algumas jovens de Mirandela e alguns escritos faziam mesmo referência a um alegado reforço policial junto das escolas, desmentido pela PSP

“Na terça-feira, a PSP esteve presente com mais recursos policiais em Mirandela devido a ações de sensibilização desencadeadas nas escolas básicas do Convento e do Fomento, no âmbito do projeto “Eu Cuido”.

Deste modo, não existiu nenhum reforço policial para qualquer missão policial dirigida.”

O comando distrital da PSP de Bragança faz questão de sensibilizar as pessoas que o local adequado a projetarem as suas denúncias sobre comportamentos atípicos, desviantes e criminógeneos é a esquadra de polícia e não as redes sociais.

Caso semelhante, de alarme social gerado por partilhas no Facebook, dava conta de assaltos a alunos do Politécnico em Bragança. A PSP esclareceu, entretanto, em comunicado, que foram identificadas três pessoas associadas à pequena criminalidade e que incomodaram alguns estudantes através “da presença ostensiva” e “a pedir cigarros”. No entanto, a situação “está sanada”, garante a força policial.

Foto: Rádio Brigantia

INFORMAÇÃO CIR (Terra Quente FM e Brigantia)