De 30 de janeiro a 2 de fevereiro a caça é rainha em Macedo de Cavaleiros

Macedo de Cavaleiros prepara-se para a XXIV Feira da Caça e Turismo e XXVI Festa dos Caçadores do Norte, que este ano acontece de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.

O investimento da autarquia neste certame ultrapassa os 100 mil euros, com retorno considerável para a região, que por esses dias recebe cerca de 40 mil visitantes, quase o triplo da população do concelho, como refere o vereador da Câmara Municipal, Rui Vilarinho:

“Somos visitados por milhares de pessoas que acabam por ficar cá dois ou três dias para participar nas atividades. Gastam cá dinheiro e isso é bom para o concelho. Em três dias somos visitados por quase duas vezes a população que temos cá. O alojamento nesse fim de semana está cheio, quer na cidade quer nos alojamentos locais das redondezas.”

 

Quanto ao cartaz, além das atividades que já são habituais, maioritariamente ligadas ao setor cinegético, destaque para o II Seminário Internacional de Turismo do Interior, que segundo o vereador foi um sucesso o ano passado e, por isso, vão dar continuidade em prol dos interesses do território:

“Vamos focar-nos no futuro do turismo no Interior, o que poderemos fazer para acrescentar valor e corrigir, para que no fim possamos trazer pessoas ao Interior, o que é muito importante face à desertificação. Se não tivermos elementos atrativos as pessoas não vêm. Temos coisas maravilhosas que as pessoas podem contemplar, e esse é o nosso objetivo.”

 

Nesta edição fica de fora o BTT GPS Epics. Em compensação, o programa conta agora com o Trail Rota do Corço a contar para a Taça Distrital de Corrida de Montanha e uma caminhada com a mesma rota:

“A direção da VIMONT tinha todo o interesse em fazer um trail deste género, pediu-nos  apoio e nós conseguimos ver aqui uma oportunidade para conciliar os interesses deles com o nosso. Desta forma vamos dimensionar a atividade e para nós é bom porque é mais um elemento que preenche a agenda da feira. O circuito do trail e da caminhada é o mesmo, inicia no recinto da feira e termina em Vilar do Monte. 
O BTT este ano não faz parte, porque têm uma agenda muito preenchida e não conseguem participar. Vão ter atividades ao longo do ano mas nenhuma está inserida na feira da caça. 
O espaço onde este ano decorre a corrida de galgos é diferente. Vai ser 1 km mais abaixo do campo de futebol.” 

 

Presentes vão estar cerca de 150 expositores, o mesmo número da edição anterior visto que o “espaço já não é suficiente para dar resposta à procura” acrescentou ainda o vereador.
Provas cinegéticas, montarias, demonstrações de caça a cavalo, feira de produtos e demonstrações são só algumas das atividades que vão fazer parte desta XXIV Feira da Caça e do Turismo XXVI Festa dos Caçadores do Norte, que acontece de 30 de janeiro a 2 de fevereiro no Parque Municipal de Exposições em Macedo de Cavaleiros e em outros pontos do concelho.

 

Escrito por ONDA LIVRE