Ontem à noite, uma bebé nasceu dentro de um carro na A4, na zona de Macedo de Cavaleiros, perto do nó do Azibo.
O casal fazia a viagem de Freixo de Espada à Cinta para a maternidade do Hospital de Bragança onde a pequena Alice deveria nascer, mas a bebé não quis esperar e foi o próprio pai, José Estacio, a fazer o parto:
“Saímos de Freixo de Espada à Cinta quando a minha esposa começou a ter contrações. A viagem estava a correr bem mas a dado momento a bebé queria mesmo nascer. Estávamos perto do Azibo, parei a viatura para eu e a minha avó Natália conseguirmos ajudar a que a bebé saísse. Passado alguns minutos, apareceu ajuda.
É uma sensação que não se consegue explicar. No momento senti muito nervosismo pois nunca se sabe o que pode acontecer mas com calma e descontração tudo se resolve.”
A pequena Alice e a mãe estão bem, encontrando-se agora sob observação:
“Estão ótimas, quer a mãe quer a menina. Era o que queríamos, que tudo corresse bem. Nasceu com 2,810 kg e ainda estão no hospital sob observação.”
José Estácio tem o curso de Tripulante de Ambulância de Transporte, que tirou na corporação dos Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta, mas esta foi a primeira vez que fez um parto.
Pouco depois da bebé nascer, dois elementos dos bombeiros de Macedo, que já tinham sido chamados, chegaram e ajudaram com a estabilização pós-parto, até à chegada da equipa da VMER do Heli 3, como conta Gualter Castro, um dos bombeiros:
“Tinha sido tudo bem feito. À nossa chegada fizemos a avaliação para perceber se a bebé estava a respirar bem e se a mãe estava estável em termos de pulso, saturação ou se estava a sangrar muito. Depois de feitas as avaliações, percebemos que estava tudo bem e quando chegou a viatura médica do Heli 3 pusemos a mãe a bebé na ambulância. Depois de a enfermeira parteira da VMER fazer todos os procedimentos, seguimos para o hospital de Bragança.”
A Alice é a segunda filha do casal e nasceu ontem à noite pelas mãos do próprio pai com ajuda da bisavó Natália, em plena A4.
Foto: Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros
Escrito por ONDA LIVRE