Uma empresa macedense de publicidade e segurança criou faixas de vinil com o mote “Vamos Ficar Todos Bem” e metade do valor angariado vai servir para os bombeiros locais comprarem material de proteção individual para ser entregue à população gratuitamente, como refere o segundo comandante, Pedro Venceslau:
“O objetivo é criar medidas de autoproteção para a população, e assim, automaticamente, também nos protegemos a nós.
Há atividades que são necessárias, como ir às compras e deslocar a certos sítios que vendem bens de primeira necessidade, e é bom que o façam protegidas.
Dando-lhes gratuitamente esse material, vai permitir que mais facilmente seja utilizado, pois se assim não fosse acreditamos que as pessoas não utilizariam.
Já mais pessoas encomendaram e a população teve uma boa adesão a esta iniciativa.”
A prioridade vai ser dada aos grupos de maior risco:
“Quando conseguirmos o material e dependo do que conseguirmos, temos de ser criteriosos, e inicialmente vamos entregar a pessoas que mais dificilmente têm acesso a ele, e depois pelas faixas etárias que correm mais perigo e estão mais susceptíveis de contaminação.”
Neste momento a corporação já conseguiu vender 100 faixas, também com ajuda de algumas casas comerciais que funcionaram como ponto de venda, angariando assim 500€ para compra de material.
O proprietário da empresa que criou a ideia e as faixas, Rui Fernandes, assegura que vão continuar a produzi-las enquanto os bombeiros solicitarem:
“Acabamos por propor aos bombeiros a comercialização do produto através de parceiros locais.
Neste momento, disponibilizamos cerca de 100 unidades mas produziremos mais a qualquer hora, basta que nos solicitem. Chegamos a estar até à noite a fazer algumas faixas para conseguir que eles não tenham falta.
Acredito que a iniciativa vai levar a bom porto e tudo o que se angariar é uma grande ajuda.”
Depois de comprado material, os bombeiros vão fazer a entrega junto da população.
Escrito por ONDA LIVRE