Poucas crianças na reabertura das creches em Macedo de Cavaleiros

Reabriram ontem as creches um pouco por todo o país mas a maioria dos pais ainda revela receio em levar as crianças para o infantário. Foi o que aconteceu por Macedo de Cavaleiros, na creche do Centro Social Nossa Senhora de Fátima, que tem capacidade para mais de 50 crianças e ontem apenas compareceram 10.

Clementina Gemelgo, educadora de infância e diretora técnica deste centro, explica que a reabertura foi feita com as devidas precauções:

“Usamos uma porta que serve exclusivamente para entrada das crianças. Os pais ainda estão receosos, temos capacidade para 58 crianças e ontem só vieram 10, hoje já estão 12. Nota-se que da parte dos pais ainda há medo e expectativa para ver como é que vão correr estes primeiros 15 dias para depois pensarem em trazer os filhos.

Tínhamos receio quanto às crianças, que pudessem ter medo à máscara, mas como os pais foram utilizando, eles acham algo normal.”

 

Com as novas exigências e normas apertadas neste regresso às creches, a educadora confessa que o grande desafio passa por usar a criatividade para que os mais pequenos não saiam prejudicados:

“É um grande desafio mas passa por ser uma experiência em que o envolvimento de todos é necessário. Não pode ser apenas uma pessoa a cumprir todas as exigências da DGS, e as estruturas fixas não alargaram, ou seja é complicado por vezes estabelecer o espaço que nos é exigido. O desafio passa por usar alguma imaginação e criatividade para, de maneira lúdica, as crianças não sentiram que deixaram de trabalhar e que as atividades pedagógicas sofreram algum tipo de influência negativa.”  

 

Além da higienização redobrada e da distância obrigatória entre camas e berçários, há primazia nas atividades no exterior.

Quanto à creche da Nuclisol Jean Piaget, que alberga até 50 crianças, apenas 10 compareceram ontem.

No que toca à reabertura do pré-escolar, está previsto que aconteça no dia 1 de junho.

 

Escrito por ONDA LIVRE