(atualizada às 19h23)
É o aumento mais significativo de pessoas curadas nos 73 dias que já leva a pandemia do novo coronavírus no distrito de Bragança.
O boletim da situação epidemiológica divulgado, esta tarde, pela autoridade de saúde pública, dá conta que nas últimas 24 horas não se registou qualquer caso de infeção pela Covid-19, mas passa a haver mais 33 recuperados no distrito, o que equivale a dizer que mais de 70% dos casos confirmados desde o dia 14 de março, já estão clinicamente curados, restando 53 pessoas ainda com a doença ativa.
No concelho de Mirandela, onde aconteceram os dois primeiros casos no distrito, dos 19 infetados já recuperaram 17, restando apenas dois pacientes ainda ativos.
Um deles pode até já considerar-se um caso de estudo, dado que se trata do segundo caso de Covid-19 confirmado no dia 15 de março. O enfermeiro de 34 anos que exerce funções na Unidade Local de Saúde do Nordeste está em isolamento domiciliário há 72 dias, porque ainda não testou negativo para o novo coronavírus.
O outro caso ainda ativo no concelho mirandelense é de uma idosa de Guimarães, que esteve na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, mas que, entretanto, já está a ser tratada numa unidade hospitalar da cidade vimaranense, mas como testou positivo para a Covid-19 na UCC, está referenciada pelas autoridades de saúde como sendo um caso de Mirandela.
Quantos aos restantes 31 casos recuperados nas últimas 24 horas, 14 aconteceram no concelho de Bragança, Vinhais tem 3 e Moncorvo mais 5 pacientes curados, Vila Flor recuperou os 4 que ainda estavam ativos, deixando de constar do mapa dos casos ativos. O mesmo aconteceu com os concelhos de Carrazeda de Ansiães e Macedo de Cavaleiros que recuperaram os dois únicos pacientes que ainda estavam ativos. Finalmente, Miranda do Douro viu um paciente recuperar nas últimas horas.
Contas feitas, desde o início da pandemia no distrito de Bragança já foram realizados mais de 12 300 testes, que deram 259 casos confirmados, que resultaram até agora em 24 mortes de pessoas entre os 59 e os 96 anos.
Já estão recuperadas 182 pessoas, restando agora 53 pacientes ainda com a doença ativa distribuídos por 9 concelhos: 34 (64%) são do concelho de Bragança, 6 de Vinhais; 3 de Torre de Moncorvo e de Alfândega da Fé; Mirandela e Vimioso têm ambos 2 casos ainda ativos; Miranda do Douro, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta têm apenas um caso ativo.
Os restantes três concelhos – Macedo de Cavaleiros, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães, já estão “limpos”.
INFORMAÇÃO CIR (Terra Quente FM)