Em 2010, o realizador João Pedro Marnoto, natural do Porto, produziu o filme “Fé nos Burros”, rodado completamente nas aldeias de Alfândega da Fé, com o objetivo de chamar a atenção para a valorização e preservação de aspetos da ruralidade, nomeadamente do gado Asinino e Muar e respetivos tratadores.
Juntamente com o veterinário Miguel Nóvoa, percorreram as aldeias do concelho à procura de burros e mulas ainda presentes naquelas terras.
O filme foi produzido em parceria com a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) e o município alfandeguense.
Venceu o Prémio Lusofonia de Melhor Documentário Nacional e recebeu uma Menção Honrosa do Júri da Juventude, ambos no Cine’Eco 2012, o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.
Agora, numa altura em que completa uma década de existência, e coincidindo com o Dia Mundial da Biodiversidade, o filme documental está disponível online gratuitamente na plataforma YouTube.
A Onda Livre esteve à conversa com o realizador, que recordou os momentos que há dez anos passou por terras transmontanas.
Oiça aqui a entrevista com João Pedro Marnoto:
Link do filme: https://youtu.be/OyL4EoF_S74
Escrito por ONDA LIVRE