Pires Cabral vai dar nome à Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros

A Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros vai passar a ter o nome do escritor António Manuel Pires Cabral.

Natural da aldeia de Chacim, no concelho de Macedo, tem mais de 60 obras publicadas, foi merecedor de vários prémios literários e distinções, entre eles a medalha de Mérito Cultural, atribuída pelo Ministro da Cultura em 2003 e o Prémio D. Dinis em 2005.

Pires Cabral diz-se honrado com a homenagem:

“É algo que me honra extraordinariamente poder dar o meu nome a uma instituição de cultura da minha terra, do meu concelho natal, ao qual tenho dedicado muita atenção enquanto escritor, e continuarem a fazê-lo. Fico muito feliz e procurarei fazer com que a Biblioteca Municipal A.M. Pires Cabral de Macedo de Cavaleiros seja um marco importante da cultura desta terra. “

E fica a certeza de que as obras de Pires Cabral vão ser parte do acervo da biblioteca de Macedo:

“É perfeitamente natural. Sinto-me na obrigação de oferecer à biblioteca todas as obras minhas das quais ainda disponho exemplares.

Já publiquei para cima de 60 obras, o que significa que, algumas delas, poderão ter-se esgotado com o tempo. Mas vou procurar fazer uma colheita, o mais ampla possível, e terei muito gosto de oferecer esses livros à biblioteca municipal da minha terra.”

O novo nome a atribuir à biblioteca foi aprovado em assembleia municipal e o autarca, Benjamim Rodrigues, diz ser uma distinção merecida:

“É um escritor reputado, que amou sempre e escreveu sobre a sua terra, e que, apesar de viver em Vila Real, nunca esqueceu e continuou sempre a escrever sobre Macedo de Cavaleiros.

Acho que é merecido porque é um escritor que tem muita obra publicada, é muito premiado e, como tal, merece esta distinção.

Temos vários edifícios que também vão receber o nome de pessoas ilustres de Macedo de Cavaleiros e iremos ver os timings certos para isso.”

Para já, aguarda-se pela data para batizar a Biblioteca Municipal de Macedo, com o nome do escritor macedense Pires Cabral.

Foto: A. M. Pires Cabral

Escrito por ONDA LIVRE