Pedem-se cuidados redobrados com as altas temperaturas e risco de incêndio

Pedem-se cuidados redobrados com as altas temperaturas e risco de incêndio

As altas temperaturas continuam a deixar grande parte do país em aviso amarelo, no qual se encontra também o distrito brigantino.

Há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada seca.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o risco de incêndio hoje é Muito Elevado em praticamente todo o distrito.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para as condições favoráveis à propagação de incêndios, em especial nas regiões do Sul e do interior centro e norte.

Por isso, recordam que devem ser tidas em atenção as proibições em vigor perante a atual situação meteorológica.

É proibido:

  • Fazer queimadas extensivas e queimas de amontoados não autorizadas. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;
  • Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito;
  • Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços;
  • Lançar balões de mecha acesa e o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;
  • Fumigar ou desinfestar apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos deretenção de faúlhas;
  • Usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Deve evitar-se o uso de grades de discos.

É obrigatório:

  • Usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados