Na madrugada deste sábado, a PSP de Bragança foi obrigada a intervir num bar/restaurante na Avenida Sá Carneiro, em Bragança, onde estavam cerca de uma centena de jovens da comunidade africana. A polícia retirou os jovens do local e foram feitos autos de contra-ordenação, conta o comandante da PSP, José Neto:
“O que nós queríamos é que não houvesse uma alteração grave da ordem pública, porque percebemos que já havia jovens com abuso do álcool. A dispersão foi imediata e processados os respectivos autos de contra-ordenação.”
Os autos de contra-ordenação foram encaminhados para a secretaria-geral do Ministério da Administração Interna para as respectivas coimas. Quanto ao bar/restaurante, José Neto diz que há possibilidade de o espaço vir a ser fechado por tempo indeterminado:
“Não podemos permitir que a concentração de pessoas se faça daquela forma completamente descontrolada.”
O comandante adianta ainda que a Associação de Estudantes Africanos do Instituto Politécnico de Bragança tem contactado com a PSP porque não tem conseguido apelar ao bom senso dos estudantes:
“A própria associação nos contactou e também se revela impotente na sua capacidade de persuadir os jovens de aparência africana a perceberem que ainda estamos num momento de muito respeito pela saúde de todos.”
Já em Maio, a PSP viu-se obrigada a intervir e expulsou, da zona do Polis, em Bragança, dezenas de jovens estudantes.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)