Politécnicos vão ter licenciatura em Enologia e a estreia é no IPB

Pela primeira vez, o sistema politécnico terá a licenciatura em Enologia e a estreia será no Instituto Politécnico de Bragança. A formação é essencialmente prática, mas também inovadora. Segundo o coordenador do curso, António Castro Ribeiro, os alunos terão contacto com a vinha, mas também com experiências laboratoriais:

“Temos vinhas experimentais, umas já instaladas e outras em fase de instalação, que vão permitir aos alunos acompanhar o processo de instalação de uma vinha. Temos uma adega experimental e um conjunto de laboratórios, para desenvolverem as suas actividades laboratoriais.”

Neste primeiro ano a licenciatura tem 20 vagas. Qualquer aluno pode concorrer, mesmo os de cursos superiores profissionais:

“Um dos objectivos é podermos acolher também profissionais, que já estão a desenvolver a sua actividade, podendo aceder à licenciatura.”

O curso surgiu também com o intuito de responder às necessidades de vitivinicultura e enologia na região transmontana:

“É uma necessidade que a região tem. Esta necessidade de formar técnicos nesta área é uma necessidade das empresas, empresários e instituições do sector.”

A licenciatura de Enologia é a novidade para o próximo ano lectivo. O presidente do IPB, Orlando Rodrigues, informou ainda que aumentaram o número de vagas nas licenciaturas de Engenharia Informática e Gestão.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)