Maioria das obras cofinanciadas por fundos europeus no âmbito do PEDU já estão adjudicadas

A grande maioria das obras cofinanciadas por fundos europeus no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Macedo de Cavaleiros já estão adjudicadas.

Até ao dia 31 de julho, tinham de estar todas pelo menos a concurso.
Ao todo estão a ser investidos quase 12,9 milhões de euros em investimentos que o autarca macedense, Benjamim Rodrigues, espera que atraiam mais pessoa e emprego para o concelho:

“Nota-se uma dinâmica muito diferente, não só no comércio mas na própria construção. Macedo de Cavaleiros tem uma pequena urbanização a ser construída junto às escolas, o quartel da GNR em fase avançada de requalificação, temos um hotel em construção e vários edifícios da cidade a serem renovados. Tudo isto traz muito trabalhador e dá outro entusiasmo a quem quer investir na terra. Nota-se já um movimento interessante no nosso Município.” 

 

De entre as obras, são de destacar a criação do Parque Urbano, construção do novo Interface Rodoviário, requalificação do Mercado Municipal, Bairro São Francisco de Assis, edifício da câmara e Largo da Estação, entre outras.
Também a escola secundária vai ter obras, a principal preocupação a requalificação energética. Inicialmente, o investimento chegava quase aos 600 mil euros mas agora essa verba foi reforçada:

“Além do valor previsto para investir, conseguimos alocar mais 200 mil euros para investir nas escolas, seja no equipamento informático ou na renovação das condições de conforto dos alunos, nomeadamente na eficiência energética e estruturas de apoio daquele edifício.” 

 

A autarquia destinou ainda 142 mil euros para reforçar o abastecimento de água e construir várias estações de tratamento de águas residuais em Nozelos, Bornes e Sobreda.

 

Escrito por ONDA LIVRE