Macedo de Cavaleiros e Mirandela vão ter um Centro de Cyclin Portugal – Quadrassal

Foi aprovada a candidatura para a criação do “Centro de Cyclin Portugal – Quadrassal”, que resulta de uma parceria entre os Municípios de Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

O objetivo é a promoção do desporto aliado ao turismo natureza em ambiente protegido, como explica Sónia Salomé, coordenadora das candidaturas a fundos comunitários da Câmara Municipal de Macedo:

“A ideia é ligar o Centro de Cyclin à Ciclovia da Linha do Tua, que atualmente está com alguns problemas a nível dos três concelhos, porque já lançámos os procedimentos e não temos ninguém a concorrer, mas vamos tentar ultrapassar. Vamos também tentar interligar este Centro ao Azibo. No fundo, isto é dar o mote à promoção conjunta de um território. 

O Centro Cycling fará parte da Rede Natura e será uma oferta complementar de turismo da natureza em ambiente protegido. A ideia é contribuir para regular e orientar a prática da modalidade.”

 

Serão ainda requalificados dois edifícios na freguesia de Cedães (Mirandela) e de Cortiços (Macedo de Cavaleiros) que servirão de centros de apoio:

“O que se pretende é a criação de uma rede de percursos de BTT com uma extensão de cerca de 100 km com diferentes percursos e níveis de dificuldade. Paralelamente a este circuito, vão ser reabilitados os armazéns da Estação de Cortiços e a Escola Primária de Vale de Lobo. Ambos os edifícios serão estações de lavagem com carregamento elétrico para bicicletas e balneários masculinos e femininos.” 

 

A candidatura prevê um investimento total de 230 mil euros, distribuído pelos dois Municípios, financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Atualmente, existem 21 centros Cyclin’ Portugal homologados.

 

Escrito por ONDA LIVRE