Já foram conhecidos os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Foram colocados perto de 51 mil estudantes, sendo este o valor mais alto de sempre e traduzindo-se em mais 15% face ao ano passado. Resultados que não ficam alheios ao facto deste também ter sido o ano em que mais vagas abriram.
No Instituto Politécnico de Bragança foram colocados pouco mais de mil alunos. Não houve nenhum candidato aos cursos de Engenharia Zootécnica, Tecnologia e Gestão Industrial, Engenharia do Ambiente, Relações Lusófonas e Língua Portuguesa, Engenharia Civil, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica, Informática e Comunicações, Engenharia de Energias Renováveis e Enologia, curso aberto este ano.
Em comunicado, o IPB sublinha manter a tendência de crescimento dos últimos anos e prevê que o número de alunos matriculados no primeiro anos ultrapasse, pela primeira vez, os 2800. O politécnico acrescenta que vai ultrapassar os nove mil alunos, no total.
O instituto avançou ainda que, nos concursos para alunos internacionais, o número de candidaturas superou o número de vagas disponíveis, havendo cerca de quatro candidatos para uma vaga, o que se traduziu na colocação de 1657 alunos internacionais.
INFORMAÇÃO e FOTO CIR (Rádio Brigantia)