Torre de Moncorvo inaugura segundo campo 3×3 BasketArt do país

O conceito consiste em juntar a prática do basquetebol de 3×3 à arte urbana, e no caso de Torre de Moncorvo surgiu da requalificação do antigo polidesportivo situado no Olival das Bolas. O campo possui dimensões correspondentes às regras internacionais de jogo e está decorado no piso e nas paredes adjacentes.

No momento da inauguração, o presidente da Federação de Basquetebol, Manuel Fernandes, referiu que o sucesso do futuro do “basquetebol federado está praticamente assegurado” em Moncorvo:

“É o segundo campo de BasketArt que inauguramos e estamos a celebrar algo que tem uma carga simbólica enorme.

O nosso objetivo é que o basquetebol seja jogado em todos os concelhos e chegar a um como este, que não é grande, é muito importante.

Torre de Moncorvo tem raízes, tradição e cultura do basquetebol, que está um pouco adormecida e é necessário revitalizar. Eu diria que aqui o sucesso do basquetebol federado está praticamente assegurado.”

Uma estrutura importante para reativar uma das modalidades que já foi rainha naquele concelho, considera o presidente da câmara, Nuno Gonçalves:

“Torre de Moncorvo teve sempre muita tradição no basquetebol e, fruto de muitas coincidências, foi desaparecendo. Houve sempre vontade, por parte de pessoas que por aqui se mantiveram, de recomeçar com a atividade da modalidade.

Este campo é a conclusão de todas as premissas que foram sendo feitas ao longo dos anos, que foi ter um espaço público, da autarquia, onde todos os amantes desta modalidade, que já foi rainha aqui em Moncorvo, pudesse novamente ter um espaço próprio, não só para que as pessoas possam confraternizar, como também para poderem estar numa competição saudável.”

No mesmo dia, a autarquia de Torre de Moncorvo inaugurou também um parque infantil inclusivo para crianças com mobilidade condicionada, e salas de estudo no Campo de Jogos Dr. Camilo Sobrinho, integradas no desporto municipal.

Uma aposta que pretende promover tanto o desporto como a inclusão:

“O desporto sempre foi algo essencial para o ser humano.

A ideia foi fazermos um espaço inclusivo para as crianças, com maior ou menor dificuldade, de forma a que não estejam separadas e possam ter algo em comum que as aproxime.

Estas salas de estudo são o complemento das 100 crianças que, diariamente, estão no campo aqui ao lado.

A câmara municipal vai buscá-las à escola, traz para cá, ensina-as e ajuda no seu ambiente próprio, não da escola mas de lazer, e vão aprendendo com isso. “

O projeto foi financiado pela autarquia de Moncorvo e pela EDP Produções, no âmbito de um protocolo estabelecido com os municípios com barragens.

Joana Freitas, administradora da EDP Produção, espera que o espaço seja um incentivo ao desporto e ao estudo:

“Que possa ser um local de incentivo para os jovens desportivas e para o seu estudo na região.

A EDP tem uma presença territorial importante em todo o Portugal e é sempre uma alegria poder contar com parceiros locais que têm a capacidade de trazer à luz do dia projetos que beneficiem as populações.”

Com a reabilitação da parte interior das bancadas foi criado um gabinete de atendimento, quatro gabinetes, um miniauditório e uma sala de reuniões.

Presente nas inaugurações esteve também o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que considera estas estruturas uma mais-valia no sentido que contribuem para a diversidade desportiva:

“Muito importante para Torre de Moncorvo mas também para a Secretaria de Estado do Desporto que preconiza e quer que haja uma maior amplitude, sobretudo de diversidade de oferta para a prática desportiva.

Felizmente isso tem-se verificado nos últimos anos e até com reconhecimento internacional que, nas mais diversas modalidades, tem dado notoriedade ao país. Isso significa que cada vez mais estamos a criar oportunidades nas camadas jovens.”

Torre de Moncorvo a inaugurar várias estruturas de apoio e incentivo ao desporto naquele concelho.

Escrito por ONDA LIVRE

122232159_1833261523478985_7903969754962608080_o