A Cruz Vermelha de Bragança vai disponibilizar testes rápidos à Covid-19 a partir desta sexta-feira. As pessoas que queiram ser testadas terão que fazer marcação prévia e o teste terá o custo de 20 euros, explica Duarte Soares, presidente da delegação de Bragança:
“Quem desejar efetuar o teste e conhecer o resultado só tem que fazer um telefonema para a delegação de Bragança e pedir marcação para os horários que estiverem disponíveis. O custo associado é reduzido e, no nosso entender, sustentável por quem nos vier procurar”.
Para já vão haver 200 testes antigénio disponíveis. Duarte Soares garante que serão disponibilizados mais testes à medida que as necessidades aumentarem:
“Encomendámos 200 testes para a resposta mais imediata, mas percebemos que esta terceira vaga está para durar e, portanto, é uma realidade muito preocupante”.
Em setembro a Direcção Geral de Saúde não recomendava o uso de testes rápidos para diagnosticar a Covid-19. Ainda assim, o presidente da Cruz Vermelha de Bragança aponta que são importantes para fazer o despiste da doença, uma vez que alguns sintomas são idênticos aos da gripe:
“São testes utilizados de resultado rápido, que servem essencialmente para as pessoas que apresentam sintomas gripais. Esses testes são sensíveis para saber se há uma infecção activa por Covid-19”.
Os testes serão realizados num posto criado para o efeito, no piso inferior da delegação de Bragança da Cruz Vermelha. O resultado do teste é conhecido em minutos.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)