Começaram esta quinta-feira a ser vacinados contra a Covid-19 os militares da GNR do distrito de Bragança.
Segundo o Comando Territorial da GNR de Bragança, espera-se que entre hoje e amanhã todos os militares que se encontrem em condições para ser vacinados recebam já a 1ª dose.
Por Macedo de Cavaleiros também os bombeiros continuaram a ser vacinados, depois de na segunda-feira terem recebido a vacina 15 elementos.
Bianca Afonso e Tiago Alves foram dois dos bombeiros da corporação macedense que receberam hoje a primeira dose da vacina. Um momento há muito esperado mas que peca por tardio:
“Claro que sim. Acho que deveríamos ter sido vacinados logo quando os enfermeiros porque temos contacto mais que direto com pessoas positivas, pois são os bombeiros que transportam e socorrem. Somos os primeiros a chegar.
Era um momento esperado por mim e por todos.”
“Acho importante sermos vacinamos mas acho que talvez devêssemos tê-lo sido antes.
Esperava por este momento há bastante tempo e esperávamos ter sido vacinados na mesma fase que os médicos e enfermeiros.”
Na opinião do Segundo Comandante dos Bombeiros de Macedo, Pedro Fernandes, estes profissionais deveriam ter começado a receber as vacinas quando começou a ser feito o plano de vacinação:
“Quando começou a ser feito o plano de vacinação em Portugal. Nessa altura vimos serem vacinados todos os outros campos da Proteção Civil e os bombeiros foram deixados para último.
No entanto, reconhecemos que o processo de vacinação não é fácil e impossível quando nos referimos a um país inteiro ao mesmo tempo. Por isso, acatamos este processo todo com calma e temos feito o que nos têm mandado fazer.
Já foi pedido que fizéssemos a listagem da 2ª fase que estamos já a estabelecer. A vacina é facultativa e nem toda a gente a quer.”
Nesta primeira fase estão a ser vacinados os bombeiros que estão na linha da frente no combate à pandemia, quer no socorro quer no transporte de doentes, e os elementos do comando. Por Macedo de Cavaleiros 30 estão a receber já a primeira dose, o que representa cerca de 50% do corpo ativo. A toma da segunda dose já está marcada e vai acontecer em maio.
Foto: Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros
Escrito por ONDA LIVRE