O aviso está a decorrer durante o mês de Abril e Maio. Segundo a diretora da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte há muitos tratores sem arco de proteção. Assim, este investimento vem também melhorar as condições de trabalho, diz Carla Alves:
“Melhorar as condições de vida e de trabalho dos nossos agricultores, modernizar as empresas do setor agrícola, aumentar também a segurança dos operadores de máquinas agrícolas e ainda melhorar a eficiência energética dos equipamentos.”
As candidaturas são feitas na página online do PDR 2020 e devem preencher alguns requisitos, como a idade do trator:
“A seleção será feita através da localização do investimento, da idade do trator para troca, terá que ter mais de dez anos, da tipologia do trator e se o agricultor é ou não detentor do estatuto de agricultor familiar.”
O agricultor tem depois que dar para abate o trator antigo.
O Ministério da Agricultura tem disponíveis 15 milhões de euros para a substituição do parque de tratores. Estima-se que em todo o país existam 80 mil tratores antigos e sem condições de segurança.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)