Pedidos de ajuda à DECO devido ao aumento do valor das contas da luz aumentou 61%

O valor das faturas de energia dos portugueses tem aumentado desde o início da pandemia.

Só no primeiro trimestre deste ano, os pedidos de ajuda recebidos na DECO sobre a faturação de energia aumentaram 61%, face ao mesmo período de 2020.

O inverno mais frio que o habitual levou também a um consumo energético superior, como explica Carolina Gouveia, jurista da DECO:

“Esteve mais frio e tivemos novas medidas de confinamento. A maior parte das pessoas estava em teletrabalho e tinha também as crianças em casa. Isso fez com que fosse necessário aquecer mais a casa. Nesse sentido, houve um aumento do consumo de eletricidade. Só no mês de janeiro teve um aumento de 31% no caso do consumo doméstico. Tudo isto tem impacto nas faturas, o que originou vários pedidos de ajuda. Os consumidores pediam-nos para verificar se a fatura estava correto e, em alguns casos, apoio para pagarem em prestações.”

 

Além de questões relacionadas com energia, a DECO tem sido procurada para o esclarecimento de outras situações que, na maior parte, estão relacionadas com a pandemia:

“Os serviços essenciais são sempre uma preocupação das pessoas, assim como os contratos de telecomunicações. Depois tivemos também muitos pedidos relacionados com o turismo e com pessoas que tinham viagens compradas, que queriam o reembolso do valor porque a viagem não se pôde realizar. Isso já acontece desde o início da pandemia, assim como concertos e festivais de verão, em que as pessoas acabaram por ficar com os bilhetes.”  

 

Recordo que o Governo lançou também um apoio extraordinário sobre a fatura de eletricidade, que teve por base uma redução de 10% da tarifa.

 

Escrito por ONDA LIVRE