Em todo o distrito já foram administradas mais de 50 mil vacinas, tendo sido já abrangidos profissionais de saúde, colaboradores e utentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e outros lares residenciais, e ainda utentes que integram o primeiro e segundo grupos prioritários e profissionais essenciais.
Durante o fim de semana foram vacinadas cerca de 2400 pessoas nos 12 concelhos do distrito, entre profissionais da comunidade educativa, das respostas sociais e outros profissionais elegíveis no plano.
No distrito de Bragança, os doentes acamados estão a ser vacinados contra a Covid-19 em casa.
O serviço é assegurado pelas equipas do Departamento de Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Nordeste. Para isso é necessário que a marcação seja feita previamente, de forma a evitar o desperdício de doses. No dia e hora marcados um médico e um enfermeiro fazem a deslocação a casa do utente para administrar a vacina. Depois da inoculação, as equipas aguardam meia hora junto do utente para monitorizar o eventual surgimento de efeitos secundários.
Em comunicado, a unidade de saúde garante que estão a ser cumpridos todos os procedimentos de qualidade e segurança na administração das vacinas e vigilância pós-vacinação.
Foram referenciadas 273 pessoas acamadas na área de abrangência da ULS do Nordeste, das quais 163 já foram vacinadas.
Escrito por ONDA LIVRE