O Dia da Europa, que anualmente se comemora a 9 de maio, não passou em branco no Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros.
As atividades alusivas à celebração engloba alunos do 7º ao 12º anos, e por vezes participa também o segundo ciclo que, este ano, não se juntou de forma a evitar aglomerados.
Um dia recheado de atividades que culminou com o Hino da Alegria, tocado pelos alunos de sétimo ano.
Rita Bento, Coordenadora dos Projetos e Plano Anual de Atividades da Escola Básica e Secundária de Macedo de Cavaleiros, explica mais sobre as ações:
“Cada turma tem a seu cargo fazer a bandeira de um país membro da União Europeia. A ideia é perceber a lógica dos alargamentos da UE. Depois, tivemos o descerramento da placa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu porque estamos a participar nesse projeto e foi-nos atribuída a distinção de acordo com o trabalho distribuído até ao momento.”
E os mais jovens têm-se mostrado empenhados neste tipo de iniciativas:
“Aderem muito bem, especialmente em projetos externos. Estamos ainda em concurso com dois postais para o Parlamento Europeu.
Os alunos gostam imenso, desde que seja divulgado o objetivo e a intenção de participar. São empenhados e ativos.
Devido à pandemia, não podíamos realizar todas as atividades no interior da escola, então transpusemos tudo cá para fora. O objetivo era criar as bandeiras de cada Estado membro com elementos da natureza. Recorremos às flores porque nesta altura são fáceis de encontrar.”
Ao longo do dia, houve ainda espaço para uma palestra acerca da União Europeia e um Webinar com entidades ligadas ao Parlamento Europeu.
Escrito por ONDA LIVRE