O Município Macedense submeteu uma candidatura para certificar uma Estação Náutica na Albufeira do Azibo.
A ideia é integrar a Rede de Estações Náuticas de Portugal, coordenada pela Fórum Oceano, de forma a comprovar a oferta já existente no concelho, como explica Antónia Morais, chefe de divisão responsável pelo setor:
“No fundo queremos certificar aquilo que já somos. O processo das Estações Náuticas é um pouco como os Geoparques, ou seja, temos de o parecer para o conseguir ser. Reunimos um conjunto de ideias e sistematizamos aquilo que temos no que toca aos produtos. Queremos evidenciar-nos na oferta náutica e é um facto que temos excelentes condições para isso. Congregar eventos de desportos de água é um dos nossos grandes objetivos e que passemos a constar no calendário das Estações Náuticas Portuguesas e Europeias.”
Antónia Morais não tem dúvidas de que esta certificação fará “abanar” a economia em todo o concelho macedense e que potenciará a vinda de mais turistas:
“A Estação Náutica tem um conjunto muito alargado de parceiros. Desde restaurantes, hotéis, operadores turísticos, que vão passar a pertencer ao concelho náutico da nossa Estação. Não basta ter uma bela paisagem, precisamos de ter condições para receber os participantes das provas. E, por isso mesmo, reitero que nesta candidatura tivemos de congregar tudo isto e onde provamos que o concelho tem capacidade para receber estes eventos.”
Caso a candidatura venha aprovada, Macedo de Cavaleiros será o primeiro concelho do Interior Norte com uma Estação Náutica, uma vez que a maior parte das que integram a rede estão situadas na zona da costa.
Estima-se que na próxima época balnear a Albufeira do Azibo já possa ostentar a bandeira de Estação Náutica.
Escrito por ONDA LIVRE