Três alunas do 9º ano da escola de Macedo de Cavaleiros ficaram em 2º lugar a nível nacional nas Olimpíadas do Turismo.
Renata Martins, Ana Anjos e Juliana Augusto formaram a equipa das Jarmãs e foram desafiadas a criar um projeto inovador para o setor do turismo, como as próprias explicam:
“Fizemos um orçamento de um restaurante, tínhamos 600 mil euros para utilizar, e também fizemos 32 perguntas em um quiz, que foram um pouco mais difíceis.
Vimos as informações que nos davam no site para irmos mais preparadas com o que nos iam pedir, sendo que algumas também tinha sido abordadas na sala de aula.
Estamos orgulhosas e satisfeitas.”
Esta foi a primeira vez que o Agrupamento de Escolas de Macedo participou nas Olimpíadas do Turismo, com um total de 20 alunos de três turmas de 9º ano, dos quais seis ficaram no Top 10 da semifinal, numa fase em que participaram alunos de cerca de 200 escolas de todo o país.
Para a professora Rita Bento, que é a Coordenadora de Projetos e Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas de Macedo, foi uma boa participação e os resultados dão prestígio à escola:
“Aproveitei um projeto externo e apliquei-o depois na minha disciplina (geografia).
Estas alunas obtiveram o 2º lugar a nível nacional, penso que foi um excelente desempenho, sobretudo para uma primeira participação e para alunos que tiveram de fazer muita coisa sozinhas, sem qualquer contributo dos professores.
Era um trabalho que se pedia que fosse feito exclusivamente pelos alunos.
As questões dos quizzes eram muito abrangentes e tocaram áreas que, para elas, eram perfeitas novidades.
É motivo de prestigio para a escola, uma grande satisfação também para mim enquanto professora delas, e para que é o reconhecimento do trabalho e dedicação que colocam nas atividades que participam.
No geral, todos os nossos alunos que participaram ficaram bem classificados, mesmo os que tiveram resultados menos bons.”
Uma participação que é para repetir:
“Seguramente. Não com estes alunos porque este projeto é só para 8º e 9º anos, e eles já vão para o 10º, mas com aqueles que estiverem nesses anos, se houver uma resposta positiva da parte deles, com certeza.”
Todas as fases da competição foram realizadas por meio digital.
Escrito por ONDA LIVRE