Museu Martim Gonçalves de Macedo volta a estar aberto ao público a partir de hoje

Museu Martim Gonçalves de Macedo volta a estar aberto ao público a partir de hoje

Está aberto a partir de hoje o Museu Municipal Martim Gonçalves de Macedo, encerrado há quase dois anos e meio.

A reabertura de ambos os museus já tinha sido anunciada em abril, assim que a Associação Terras Quentes e a autarquia chegaram a acordo, ficando decidido que passa a ser esta última a gerir as duas estruturas, e não a associação, como anteriormente acontecia, esta que fica responsável pela parte científica.

O presidente da câmara, Benjamim Rodrigues, deixa saber que só agora se encontraram as condições para reabrir:

“O espólio tinha sido retirado por questões de segurança.

Na sequência deste acordo, em que a coordenação científica é da responsabilidade da Associação Terras Quentes, e sendo eles os depositários de todo o espólio, tivemos de aguardar que fossem criadas condições, sem que houvesse risco de roubo ou vandalismo.
Agora podemos abrir com o mínimo de conforto, e depois da parceria, estamos com toda a vontade e ânimo para disponibilizar essas instalações e toda a informação que consta do espólio para que alunos, população em geral e os nossos visitantes possam conhecer um pouco da história heróica e valorosa que temos no nosso concelho.  “

Benjamim Rodrigues adianta que vão ser feitas algumas melhorias no museu:

“Na zona de recepção e acesso. Não vai ser no imediato mas espero que a curto prazo tenhamos condições para ter uma cobertura e uma antecâmara que dê mais conforto às pessoas que estão na recepção e aos visitantes, para que em caso de condições meteorológicas menos aprazíveis, possam visitar o espaço com conforto e sem receios de estarem expostos à más condições meteorológicas, seja para o calor ou para o frio.”

Já o Museu de Arqueologia Coronel Albino Pereira Lopo ainda não tem data prevista para abrir porque precisa de obras:

“Temos umas instalações sanitárias que são de utilização comum para visitantes e técnicos, e atendendo a que o museu de arqueologia tem uma sala de restauro onde há peças expostas e à vista que poderiam eventualmente perder-se, entendemos que não era desta forma que deveríamos abrir o museu. Apesar de ter as condições mínimas para se fazer a abertura, talvez para criar um correto circuito para os visitantes tenhamos de aguardar algumas obras nas instalações sanitárias, que estão já previstas.

Eu espero que brevemente tenhamos condições para reabrir também esse espaço.”

O Museu Martim Gonçalves de Macedo vai estar aberto de terça a sexta-feira das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. Às segundas-feiras está encerrado.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar