Bombeiros de Bragança vão ter uma nova EIP

Será a segunda equipa de intervenção permanente da corporação e a terceira do concelho. O protocolo já foi assinado entre a câmara municipal e o Ministério da Administração Interna. O autarca Hernâni Dias entende que o reforço de 5 elementos a tempo inteiro vai conferir mais estabilidade e autonomia à corporação:

“Ainda recentemente assinámos um protocolo com o Ministério da Administração Interna para conseguir financiar uma segunda EIP para os BVB, para garantirmos mais estabilidade e capacidade para que os bombeiros consigam ter essa autonomia para fazer o seu trabalho. A equipa já está protocolada, nós financiamos 50% e o restante é financiado pela Autoridade nacional de Emergência e Protecção Civil.”

A novidade foi avançada na comemoração dos 131 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros de Bragança, que se assinalou sexta-feira.

O novo presidente da direcção da associação, Luís Gonçalves, fez um balanço positivo das contas da instituição, mas referiu que o atraso no pagamento de dívidas à entidade tem dificultado a gestão.

Luís Gonçalves substituiu José Moreno como presidente da associação humanitária, envolvido na operação Rigor Mortis, mas sublinha que o caso não condiciona o funcionamento da entidade.

No aniversário, os bombeiros deixaram ainda um pedido ao município para que as condições no aeródromo sejam melhoradas. Segundo o autarca as obras estão para breve.

Na cerimónia simbólica de aniversário da corporação brigantina foi ainda apresentada uma viatura multifunções, que foi doada pela EDP e adaptada com apoio do município.

Foram ainda distinguidos nove bombeiros com a medalha de ouro de serviços de mérito.

INFORMAÇÃO e FOTO CIR (Rádio Brigantia)