Vai ser posto a concurso o projeto para criação da praia fluvial de Santo Antão da Barca

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé vai lançar um concurso para a criação da praia fluvial de Santo Antão da Barca.

A obra vai ser financiada pela EDP, ao abrigo de um protocolo firmado entre o Município, a Confraria do Santo Antão da Barca e esta entidade, em 2019, que visa a dinamização turística do território, como explica Eduardo Tavares, presidente da Câmara:

“Esta obra faz parte de uma compensação pela construção da Barragem do Sabor. É uma medida compensatória pela alteração das infraestruturas que o Santuário de Santo Antão tinha, no antigo local, uma vez que nesse espaço existia também uma praia fluvial. Nesse sentido, este projeto será financiado pela EDP (agora a Engie com a venda das barragens) e está assegurado o financiamento desta obra, que deve estar concluída no próximo verão de 2022. É um passo importante no que toca ao turismo nesta região dos Lagos do Sabor.” 

 

Um investimento de 395 mil euros, que visa repor uma infraestrutura que existia antes da construção da Barragem do Baixo Sabor:

“Sem dúvida que o nosso objetivo é atrair mais turistas e dotar estes lagos com equipamento essencial para a fluição da água, que é muito importante. 

Quando falo em turistas, não posso também esquecer os residentes no concelho e aldeias vizinhas. 

Com esta reposição aumentamos a atratividade do Santuário e dos Lagos do Sabor.”  

 

Também o acesso direto do IC5 ao Santuário está em vias de ser criado e pretende melhorar a acessibilidade a esse espaço e à futura praia fluvial.

 

Escrito por ONDA LIVRE