Costinha vai continuar à frente do Grupo Desportivo Macedense.
O técnico de 42 anos considera que foi uma decisão fácil, depois de ponderadas todas as condicionantes futuras:
“A única condicionante que havia era o cansaço extremo que esta época trouxe a todas as partes. Depois de descansar, foi fácil chegar a acordo, sabendo que tínhamos de colocar na mesa todas as questões que envolvem a planificação e o decorrer da próxima época que transforma completamente a II Divisão Nacional.”
Quanto ao plantel, embora se estude a contratação de alguns reforços, o treinador quer manter o máximo possível de jogadores da época passada:
“Eles foram enormes a época toda. Quantos mais jogadores renovarem do plantel anterior, melhor. Essa vai ser a grande mais-valia. Haverá sempre saídas e entradas mas, para mim, o mais importante é haver uma base forte de continuidade, caso contrário estamos sempre a começar e cessar processos. Isso não é bom em nenhum contexto.”
Importante é não esquecer que, na próxima temporada, o Campeonato Nacional de Futsal da II Divisão vai sofrer alterações. A prova vai contar com 24 equipas, divididas em duas séries, norte e sul, de 12 equipas cada. Mudanças que abanam o orçamento do clube macedense:
“Em termos orçamentais vai ser uma aventura. Isso não é o nosso foco de trabalho mas tem sempre alguma repercussão. Estamos a falar de uma época em que o futsal, pela primeira vez, na 2ª Divisão, passa a Campeonato Nacional, ou seja, vai haver uma primeira fase dividida em duas zonas, a uma volta, e depois misturam a zona sul e norte, tanto na fase de subida como de descida, a duas mãos. A fase de descida terá apenas seis equipas em dois grupos, mas sempre com um âmbito nacional, e um campeonato verdadeiramente nacional com as primeiras 12 equipas (seis da série norte e seis do sul) a disputar a subida. Traz deslocações ao sul, às ilhas, acresce muito no orçamento porque além das deslocações temos as refeições, as dormidas, etc.”
Costinha quer manter-se nas 36 melhores equipas do país, sublinhando que “nesta fase é impossível sonhar com algo mais.”
O Campeonato começa a 18 de setembro e o Macedense deve iniciar a pré-época no início do mês de agosto.
Escrito por ONDA LIVRE