Município Macedense assinou protocolo com a DGE no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística

Município Macedense assinou protocolo com a DGE no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística

O Município Macedense assinou um protocolo de cooperação com a Direção Geral de Educação, no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística, que vai permitir a criação de metodologias que enriqueçam as várias áreas de artes visuais, como explica Maria João Horta, sub-diretora geral da Direção Geral da Educação:

“Isto permite que, localmente, se criem valências no que às artes diz respeito. Desde artistas que vêm passar algum tempo com as crianças nas escolas, como visitas mais pontuais, quer de trabalho com museus ou outras áreas importantes da cultura.

Temos vindo a trabalhar com todo o distrito, sempre com muita recetividade das autarquias e das escolas. Tem sido feito um trabalho muito interessante na promoção das artes junto das crianças e dos jovens.”

O programa destina-se à educação pré-escolar e ao ensino básico e secundário. Amanhã, o mesmo protocolo será assinado com o Município Mirandelense e, brevemente, com a Câmara Municipal de Bragança.

Benjamim Rodrigues, presidente da autarquia macedense, ressalva a importância deste acordo:

“No fundo, queremos criar ferramentas para que as crianças tenham outra leitura da estética e da arte, conseguindo prepará-las para o futuro. 

Somos concelhos do Interior, com algumas fragilidades, mas interessa-nos que os futuros profissionais saiam daqui com outras competências.”

Esta tarde está ainda a decorrer o 1º Fórum da Escola de Negócios do IPB, que se encontra a funcionar em Macedo de Cavaleiros. Com o tema “Capacitação dos recursos humanos de Macedo de Cavaleiros e da região transmontana” pretende perceber as necessidades de formação das empresas, sublinha Orlando Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Bragança:

“Queremos fazer formação orientada para as empresas. Para fazermos isso, precisamos de entender do que é necessário. São várias sessões paralelas com orientações temáticas, de forma a perceber, nos diversos setores, as necessidades e como as podemos satisfazer.

É cada vez mais assente de que há uma relação direta entre a produtividade das empresas e a formação dos recursos humanos.”

Questionado sobre a continuidade da Escola de Negócios em Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues não nega as dificuldades que têm aparecido desde a sua criação, mas mostra-se otimista para o futuro:

“Espero bem que sim, que continue. É sempre muito difícil, num território vasto, ter extensões do IPB e criar valências nos vários territórios. No entanto, é possível. O nosso território tem acolhido a Escola de Negócios, e eu estou convicto de que vamos continuar a mantê-la com as diversas pós-graduações.

Um território só poderá ser grande se os seus filhos também forem fortes.” 

Recordo que, por dois anos consecutivos, os cursos Técnicos Superiores Profissionais (Ctesp) não abriram em Macedo por falta de alunos para constituir turma.

Ambas as atividades desta tarde fazem parte do cartaz de São Pedro, que mesmo sem as comemorações habituais, não passa em branco pela cidade macedense.

Escrito por ONDA LIVRE 

edt 2 edt 31624891882539

Relacionados