Terminaram ontem as festividades de São Pedro na cidade de Macedo de Cavaleiros.
Quatro dias que ainda não foram como de habitual devido à pandemia de Covid-19, mas que chegaram ao fim com um balanço positivo, refere o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues:
“Para mim é uma satisfação enorme o modelo que encontramos para fazer este São Pedro diferente, respeitando as normas emanadas, não só pela DGS como também assumidas pela CIM-TTM, e por isso tivemos cerimónias muito singelas, com o mínimo de participação, mas com muita satisfação dos cidadãos que nos têm endereçado palavras de agrado.”
Do cartaz fizeram parte, entre outros, espetáculos musicais no auditório do Centro Cultural da cidade, o 1º Forúm Escola de Negócios do IPB, a Eucaristia em honra do padroeiro e as celebrações habituais do dia do município, com a entrega das medalhas de outro de mérito municipal aos homenageados.
Um dos condecorados este ano foi António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, pelo trabalho que tem desenvolvido:
“É um grande orgulho receber esta homenagem muito sentida e que partilho com as gentes de Podence, pois sem eles os Caretos de Podence não seriam hoje esta marca identitária do território de Macedo de Cavaleiros, de Trás-os-Montes e de Portugal.
Ainda há mais a fazer por esta tradição e o percurso não se acaba aqui. Mais desafios e janelas se vão abrir e é um caminho ainda longo a percorrer porque as tradições têm de evoluir, não podem estancar.”
Também o atleta da Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros, Fabrice Fernandes, recebeu uma das medalhas do município, pelos feitos que tem conquistado a nível nacional e internacional:
“É sempre aquela convicção de ser homenageado e reconhecido pelo trabalho que tenho vindo a fazer, sem retirar o clube da equação, que me tem ajudado imenso, e que tem feito o possível para eu participar em provas regionais, nacionais e internacionais.
É um incentivo para fazer mais e melhor e que esta medalha se concretize durante outros anos.”
Foram ainda homenageados os presidentes de junta de freguesia do concelho que não se podem recandidatar e dois antigos funcionários da autarquia.
No dia de ontem foi também feito o sorteio do concurso Compre em Macedo, que decorria desde 15 de dezembro e habilitou a prémios quem fez compras no valor igual ou superior a 25€ no comércio tradicional.
A iniciativa foi organizada pela autarquia e pela associação comercial e o objetivo foi ajudar o comércio local, como refere o presidente da ACISMC, Paulo Moreira:
“A intenção maior, neste concurso, não foi para beneficiar nenhuma entidade mas sim para capacitar os comerciantes da possibilidade de realizarem aqui mais dinheiro em termos de vendas. A possibilidade de fazer este concurso resumiu-se ao dinamismo do comércio local.
Poderá acontecer a repetição deste modelo num novo passatempo, provavelmente no período do Natal.”
A ideia é repetir o concurso mas para isso vão ser estudados novos moldes que possam atrair mais comerciantes a serem sócios da associação comercial, o que é também um dos objetivos da iniciativa, deixa saber o presidente da câmara, Benjamim Rodrigues:
“Teremos que estudar melhor o modelo. Confesso que esperava uma maior adesão dos comerciantes. Houve uma adesão da população em geral bastante boa, mas aquilo que pretendíamos era criar um novo fôlego na angariação de sócios para a Associação Comercial, que tem algumas dificuldades fruto da pandemia. Esse objetivo ficou aquém do que nós esperávamos.”
As celebrações terminaram com uma homenagem ao escritor António Pires Cabral, natural de Chacim, dando-lhe o seu nome à biblioteca municipal.
Escrito por ONDA LIVRE