Fim do ano letivo comemorado com magia e animação em Macedo de Cavaleiros

O ano letivo termina hoje e no concelho de Macedo de Cavaleiros a semana tem sido de animação para os mais pequenos.

Festividades mais singelas, devido às limitações impostas pela pandemia, mas ainda assim assinadas e com magia, como conta a vereadora da educação, Sónia Salomé:

“Depois de um ano diferente, acho que as crianças merecem um pouco de divertimento.

Foi nessa perspectiva que, de acordo com todas as normas de segurança, se planeou uma série de eventos, concretamente para o pré-escolar, primeiro ciclo e segundo ciclo.
São dois tipos de espetáculos diferentes, adaptados ao ciclo em questão.
Ontem e na terça-feira andamos também pelas escolas das aldeias para lhes proporcionar um momento de lazer, neste ano tão mau, e desejar um bom início de férias.
Para o pré-escolar e primeiro ciclo convidamos um menina, a Tangerina, que tem magia, palhaços, e outras animações. Para os 5º e 6º anos, temos mesmo um mágico que veio para alegrar as crianças.”

O mágico Marcelo Beutrin, conhecido por ter participado no programa de televisão Got Talent Portugal, foi uma das atrações convidadas para marcar o encerramento das aulas:

“Estou aqui hoje para fazer quatro espetáculos com música, muita magia cómica, perigosas também, e por isso peço às crianças que não tentem fazer estas brincadeiras em casa.

Mas o verdadeiro intuito disto é divertir, pelo menos neste dia, para sinalizar o final do ano letivo.
Fico feliz porque as crianças gostam da arte do circo, da música, da dança, e alguns reconheceram-me do programa, o que me deixa muito contente.”

Mas os protagonistas da festa foram mesmo os mais pequenos que depois de um ano letivo diferente estão ansiosos para começar as férias. E alguns até já têm planos:

“Estou ansiosa para entrar de férias. O ano letivo correu bem, não fosse a pandemia.

Nas férias quero divertir-me.”
“Nas férias vou para a piscina, depois talvez vá para França, também vou ajudar os meus pais e ainda vou para a praia. “
“O ano foi diferente mas correu bem.
Queremos ir para férias.
Eu vou ajudar a minha avó e a minha tia. 
Já eu vou para a barragem e para o Algarve.”

Terminado o ano letivo, começam os programas de férias para as crianças, que este ano também contam com algumas limitações para tentar evitar contágios de covid-19, deixa ainda saber a vereadora da educação:

“Amanhã começam já as atividades do ATL, com os meninos do pré-escolar até aos seis anos.

Devido à pandemia, todos os estabelecimentos onde vão decorrer atividades vão ser desinfetados e a questão da higienização vai estar sempre acautelada.
As turmas também vão ser mais pequenas e as atividades vão se limitar a acontecer dentro do concelho, para os meninos que frequentam as nossas escolas, no sentido de evitar a propagação do vírus.
Na segunda-feira inicia-se o programa das Férias Vivas que é para as crianças entre os seis e os 12 anos, em que quase todas as tardes vão para o Azibo, durante as manhãs será o Geopark a dinamizar várias atividades de sensibilização ambiental e de promoção do território para que eles próprios tenham conhecimento do que é o Geopark, entendendo que vivem nele.
Depois, tal como nos anos anteriores, teremos também os professores das AEC a dinamizar várias atividades que vão passar pelos museus, pelo Azibo e até pela piscina coberta.”

O final das aulas a ser assinalado com animação para as crianças em Macedo de Cavaleiros.

Fotos: Município de Macedo de Cavaleiros

Escrito por ONDA LIVRE

fimdeanoescolarpodencejulho2021-13 (2)

1625755242089