Bragança é agora a cidade portuguesa mais próxima da Alta Velocidade espanhola depois de ter sido hoje oficialmente inaugurada a estação do AVE de Sanabria.
Bragança passa agora a estar a menos de três horas de distância de Madrid.
A diminuição do tempo de percurso entre a capital do país vizinho e a Sanabria foi destacada pela ministra espanhola dos Transportes e Mobilidade, Raquel Sánchez, que presidiu à cerimónia de abertura da Estação de Sanabria.
A viagem por comboio rápido entre Madrid e a estação da Sanabria demora 1 hora e 50 minutos, no entanto, os 49 quilómetros de Bragança até Otero de Sanabria demoram cerca de uma hora a ser percorridos.
O alcalde de Puebla de Sanabria, José Fernandez Blanco, destacou que este foi um dia muito importante não só para a sua comarca como para o Nordeste Transmontano, mas insiste que a melhoria da ligação rodoviária até Bragança é fundamental:
“É importantíssimo para toda a comarca e para o Nordeste Transmontano porque abre uma janela de oportunidades, põe-nos perto de Madrid.
Ainda estamos muito longe enão podemos demorar 1h50 até Madrid e uma hora de Puebla a Bragança.”
O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, presente esta manhã na cerimónia de abertura da estação, destacou o impacto da concretização desta reivindicação antiga, ao aproximar o concelho do resto da Europa, mas reforçou também que tem de ser resolvido o estrangulamento rodoviário:
“Espero sinceramente que esta ligação que falta de Bragança a Sanabria seja uma realidade a curto prazo, de forma a que eliminemos este estrangulamento ao desenvolvimento do território.”
O presidente da Junta de Castela e Leão, Alfonso Fernandez Mañueco, espera que seja possível utilizar dinheiro dos fundos europeus para melhorar a ligação, até porque sublinha que a abrangência da estação do AVE da Sanabria se estende a Bragança.
“Esta estação tem como base fundamental a área de Bragança, são 130 mil habitantes. Para Castela e Leão e Espanha é muito importante manter uma relação fluída com a região portuguesa, o que não acontece se não melhorarmos as ligações entre Puebla de Sanabria e Bragança.”
A ligação ferroviária por alta velocidade entre Zamora e Pedralba de la Praderia já estava a funcionar há alguns meses, no entanto, os passageiros só podem apanhar o AVE na estação mais próxima de Bragança a partir de agora, pois faltavam autorizações ligadas às acessibilidades. A alta velocidade espanhola deve chegar a Ourense ainda este ano, completando o trajecto desta linha entre Madrid e Galiza.
Foto: Município de Bragança
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)