Até ao dia 30 de setembro, está a decorrer uma campanha de sensibilização e apoio à esterilização de cães e gatos de companhia, dirigida aos habitantes dos municípios da Terra Quente Transmontana (Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor).
Uma ação que acontece há vários anos mas que, desta vez, se realiza em moldes diferentes, como explica Manuel Miranda, secretário geral da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana:
“A campanha de 2021 tem uma particularidade, uma vez que o período em que está no terreno será muito curto, decidimos que esta campanha devia ser alargada a todos os munícipes, sendo totalmente gratuita.
No ano passado a campanha abrangia, de forma gratuita, apenas as famílias carenciadas que apresentassem comprovativo disso mesmo.”
Por cada agregado familiar apenas podem ser esterilizados dois animais, mas não há limites de pessoas, por concelho, que possam usufruir da iniciativa. E o processo é bastantes simples:
“As pessoas que queiram esterilizar o seu animal apenas têm de se dirigir a uma clínica veterinária para fazer o agendamento do processo. Em sua posse devem levar um comprovativo de residência.
O único limite que temos é no global da campanha, em que prevemos, face aos números que registamos no ano passado, alocar uma dotação na ordem dos 50 mil euros.”
Por Macedo de Cavaleiros, muitas têm sido as pessoas a recorrer a esta medida, considera Ália Santos, médica veterinária:
“Temos tido muita procura, aliás o mês de agosto já está praticamente lotado e já estamos a iniciar as marcações de setembro.
Quem marca não tem dúvidas, já tinha intenção de esterilizar e então aproveitam a campanha.
Penso que a esterilização é essencial, sobretudo porque moramos num meio onde há imensos animais abandonados.”
Simultaneamente, decorre, até ao final do ano de 2021, uma campanha intermunicipal de identificação gratuita de cães e gatos de companhia, fruto de uma candidatura da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana. Uma obrigação legal, totalmente gratuita, no Cantinho do Animal – Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Animais de Companhia, mediante agendamento prévio.
Escrito por ONDA LIVRE