Rafael Reis venceu, ontem, em Bragança a sétima etapa da Volta a Portugal em bicicleta e é o novo camisola amarela. Quanto ao brigantino Ricardo Vilela foi 14º e é agora 7º na classificação geral.
Chegou isolado à meta, venceu e vestiu de amarelo, destronando Alejandro Marque (Atum General/Tavira). Rafael Reis, ciclista da Efapel, conseguiu o terceiro triunfo na volta.
O novo líder da prova rainha do ciclismo nacional gastou 04h35m29s para cumprir os 193,2 quilómetros entre Felgueiras e Bragança, a mais longa etapa da volta.
Foi uma etapa bastante positiva para toda a equipa, como frisou. Rafael Reis diz que foi necessário a equipa ser fria e calculista:
“Aproveitámos o dia da melhor maneira. Era um objctivo entrar na fuga, estava a três minutos na geral e tínhamos que assegurar alguma coisa. Correu-nos bem. Aproveitámos o trabalho de outras equipas, que tiveram ainda mais interesse do que nós, soubemos ser frios e calculistas e tendo o Mendonça na fuga comigo foi muito mais fácil do que na Arrábida.”
Quanto ao brigantino Ricardo Vilela, ciclista da W52/F.C. Porto Reconco ficou na 14ª posição e é 7º na classificação geral, está a 1m16 s de Rafael Reis.
A festa do ciclismo também se faz esta sexta-feira em Bragança. A cidade é ponto de partida para a oitava etapa.
Hernâni Dias, presidente do município, diz tratar-se de um evento importante o turismo e para a economia do concelho, numa altura em que ainda há bastantes condicionalismos devido à Covid-19.
“Mesmo numa situação mais complicada conseguimos ter eventos desta dimensão cumprindo todas as regras. E nesta altura, de grandes dificuldades económicas, esta prova vem trazer um contributo positivo. Tivemos uma chegada e amanhã temos uma partida e isso obriga a que as pessoas permaneçam no nosso território, desde as equipas à comunicação social, e faz com que muito dinheiro fique aqui no concelho.”
A oitava etapa parte hoje de Bragança rumo à Serra do Larouco em Montalegre. Trata-se de uma tirada de 160,7 quilómetros, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria.
A oitava etapa parte, às 13h00, junto ao Parque da Braguinha, em Bragança. A Volta a Portugal termina no próximo domingo, em Viseu, com um contrarrelógio.
INFORMAÇÃO e FOTO CIR (Rádio Brigantia)