A Declaração da Situação de Alerta face ao risco de incêndio foi alargada até às 23h59 do dia 18 de agosto em 14 distritos de Portugal Continental.
A decisão do Governo tomada esta segunda-feira teve por base a previsão de continuação das condições meteorológicas propícias à propagação de incêndios rurais.
Os distritos abrangidos são Bragança, Vila Real, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal e Viseu.
Durante os próximos dias é proibido aceder, circular e permanecer nos espaços florestais previamente definidos, assim como nos caminhos florestais, rurais e vias que os atravessem, realizar queimas e queimadas, realizar trabalhos em espaços florestais com qualquer tipo de maquinaria, e ainda usar fogo-de artifício e similares.
Entre as exceções a estas proibições estão os trabalhos de alimentação e abeberamento de animais, de tratamento fitossanitário ou de fertilização, regas, podas, colheita e transporte de culturas agrícolas, desde que sejam de carácter essencial e inadiável e se desenvolvam em zonas de regadio ou desprovidas de florestas, matas ou materiais inflamáveis; extração de cortiça por métodos manuais e extração de cresta de mel, sem recurso a métodos de fumigação obtidos por material que possa provocar incêndios; e ainda trabalhos de proteção civil inadiáveis.
Durante a Declaração de Situação de Alerta os meios operacionais das várias forças de segurança e saúde estão reforçados.
Escrito por ONDA LIVRE