Dez bares e cafés de Bragança estão a apostar na atração de clientes, através da Rota do Cocktail. A iniciativa foi lançada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços local, que está a ajudar o setor a reerguer-se, depois dos largos prejuízos que a pandemia trouxe.
Os espaços que responderam à chamada da associação criaram um cocktail para surpreender os clientes, que parecem, aos poucos, estar de volta. António Paiva é proprietário do Biblioteca Café e garante que a bebida é um verdadeiro atrativo:
“A nossa bebida é um cocktail à base de côco e frutos silvestres. Leva também rum e é fronzen, ou seja, é batido com gelo. Durante o dia é complicado… está muito calor, por isso, as pessoas tendem a estar na piscina ou no Azibo, não se notando muito movimento. Contudo, à noite as esplanadas começam a ser muito procuradas. A Rota do Cocktail vem ajudar porque as pessoas tendem a procurar consumir algo diferente.”
Esta iniciativa vem no seguimento da “Cocktail Week”, que foi lançada em 2019 e propunha celebrar estas bebidas, assim como dar formação aos profissionais do sector. António Paiva assume que, desde aí, tem percebido que é preciso ter uma oferta mais diversificada:
“Temos perto de duzentos estabelecimentos em Bragança, se todos servirmos águas, cafés e sumos, tanto faz ir a um como a outro. Acabamos por ser todos iguais. Se nos tentarmos aplicar e especializar numa área, que foi o que eu fiz desde que começou a Cocktail Week, começamos a ser mais procurados.”
A Marron – Oficina da Castanha também aderiu à iniciativa. João Campos garante que o cocktail que a casa agora oferece é uma forma de potenciar a venda dos produtos que compõe a bebida:
“O nosso cocktail leva licor de castanha, vinho branco DOC de Trás-os-Montes, castanha em calda, creme de castanha e chantilly. Tentou-se fazer algo que ajude ao consumo dos nossos vinhos e licores. Se a adesão for boa, como acredito que vai ser, o cocktail fica na carta.”
A casa de João Campos, onde se espera que esta bebida vingue, tem recebido vários turistas por estes dias:
“O regresso tem sido positivo. Os meses de Julho e Agosto já no ano passado foram fortes. Este ano há mais emigrantes e turistas de outras nacionalidades, que no ano passado não havia. Em 2020 sobrevivemos graças ao turismo nacional.”
Anabela Anjos, da associação comercial, sublinha que a ideia, além de servir para dinamizar o sector, é uma forma de incentivar os profissionais a criar bebidas diferenciadoras, tal como foram aprendendo nas formações promovidas no âmbito da “Cocktail Week”:
“O nosso objectivo é fomentar o consumo e dar a conhecer aquilo que de melhor se faz ao nível dos cocktails, no seguimento das formações que já tiveram. Isto é o começo daquilo que pode ser, no futuro, um grande projecto. Queremos que as pessoas sigam a rota, provem os cocktails e conheçam algumas casas que ainda não conheceriam.”
A Rota do Cocktail conta com dez espaços aderentes e termina no dia 21.
INFORMAÇÃO e FOTO CIR (Rádio Brigantia)