Até final do mês de setembro todos os jovens do distrito devem estar vacinados contra a Covid-19

Arrancou, este sábado, a vacinação contra a Covid-19 dos jovens entre os 12 e os 15 anos. Em Bragança, os mais novos dizem compreender a importância da vacina para o regresso à normalidade e mostraram-se tranquilos com a vacinação:

“É uma coisa que vai contribuir para a melhoria do bem da sociedade. A situação está a melhorar devido a toda a gente estar a tomar a vacina, está toda a gente a pensar em toda a gente e é assim que todos deviam fazer.” (Mariana Moreira, 13 anos) 

“É mais seguro, para quando formos para a escola, para convivermos com os nossos amigos. Acho que toda a gente devia de ser vacinada.” (Catarina Queijo, 13 anos)

 

Os jovens vacinados fizeram o agendamento na internet e foram acompanhados pelos encarregados de educação durante a vacinação. Os pais entendem que este é um passo importante para a imunidade de grupo e dizem ficar mais descansados, uma vez que o próximo ano lectivo se aproxima:

“Acho que é o melhor, que é o mais indicado. Acho que devemos todos tomar a vacina. É melhor tê-la do que não a ter, porque depois quando começarem as aulas é mais indicado.”

 

Segundo dados avançados pela Unidade Local de Saúde do Nordeste, este sábado, estavam por vacinar, no distrito, cerca de dois mil jovens entre os 12 e 17 anos. Prevê-se que no final de Setembro já todos estejam vacinados. A enfermeira da ULS, Anabela Martins, diz ter havido muitos agendamentos.

A enfermeira Anabela Martins avançou ainda que em Bragança, há casa aberta para qualquer pessoa que se queira vacinar:

“Estamos em casa aberta para todos os utentes das faixas etárias que ainda não tiverem oportunidade de serem vacinados. Temos pessoas que trabalham fora durante a semana, temos pessoas de férias e às vezes é mais difícil vacinar. É sobretudo na faixa dos 30 aos 40 anos.”

 

No distrito de Bragança, a taxa de vacinação contra a Covid-19 ronda os 70%. Já foram administradas 103.909 primeiras doses da vacina e 83.429 segundas doses.

 

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)