No distrito de Vila Real, nas últimas 24 horas registaram-se 11 incêndios, alguns dos quais a deflagrarem durante a noite, envolvendo o maior empenhamento de meios de combate desta fase de incêndios rurais.
Álvaro Ribeirom comandante da Proteção Civil de Vila Realm refere que algumas das ocorrências tiveram lugar em sítios de acesso muito difícil. O calor e o vento forte dificultaram o combate:
“Tivemos um conjunto de ocorrências, algumas delas em locais que tradicionalmente são considerados difíceis pelas acessibilidades e pela ocupação do solo com povoamentos muito densos, ao que se associa a orografia da região. Por isso, tivemos bastante que fazer.
Toda a gente percebeu que as condições meteorológicas de sábado, domingo e segunda-feira pautavam-se por ventos fortes, muito seco e temperaturas elevadas.
Isso facilitou o avanço das chamas, e mesmo durante o dia foi um dos grandes entraves ao sucesso das operações.”
Álvaro Ribeiro refere que muitos dos incêndios tiveram início durante a noite.
O comandante da Proteção Civil distrital de Vila Real refere que estas últimas horas foram as que envolveram maior empenhamento de meios, e acrescenta que grande parte dos incêndios tem “intervenção humana”:
“Abrangeu praticamente todo o distrito.
Estamos em consolidação e rescaldo, e em vigilância noutras ocorrências.
Mesmo que as condições meteorológicas sejam muito adversas, naturalmente que, na sua esmagadora maioria, os incêndios são provocados por intervenção humana, independentemente das suas motivações.”
Onze incêndios nas últimas 24 horas preocuparam os bombeiros distrito de Vila Real.
INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)