Amanha à noite, o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros abre portas à dança com o espetáculo EM.NA, do Coletivo de Dança Glovo, com sede na Galiza.
Os autores e intérpretes da peça são o macedense Hugo Pereira e a companheira Esther Latorre, que se vão estrear em Macedo com dança contemporânea.
Hugo Pereira confessa que atuar em casa tem um sabor especial e que o objetivo é começar a fazê-lo mais vezes:
“Estamos muito contentes e orgulhosos de, finalmente, poder estar aqui no auditório do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.
Para nós vai ser uma experiência muito boa, emocional, mostrando às pessoas daqui o nossos trabalho, que é internacional.
O nosso objetivo é continuar a colaborar com o auditório do Centro Cultural de Macedo e poder trazer mais peças, em formatos distintos, também para crianças e público familiar.”
Um estilo de dança em crescendo que Hugo Pereira acredita que vai ser do agrado dos espetadores:
“Poder trazer o nosso trabalho a Macedo é, para nós, muito importante, pois achamos que as pessoas podem gostar da dança contemporânea, que é um estilo que vai buscar o imaginário dos espectadores. Por vezes não é uma dança tão clara, daí a fazer com que a plateia crie a sua própria história. Tem um perfil muito estético a nível visual, com as luzes, a roupa, os corpos dos bailarinos, e tudo isso em cena cria uma atmosfera muito interessante.
A dança contemporânea é uma forma mais atual e com uma força muito importante. Tanto em Portugal como no resto da Europa, cada vez há mais espectadores para este género de arte.
É um espetáculo muito amável para o público e achamos que as pessoas vão gostar.”
Já há quase 10 anos que o macedense faz vida em Espanha, e por lá conseguiu fundar a sua própria companhia de dança:
“Estudei dança em Aveiro, durante três anos. Ainda tive algumas experiências profissionais em Portugal, mas depois acabei por ir para Espanha e ampliei as minhas ferramentas a nível da arte. Eu e a minha companheira, a Esther, formámos esta companhia e temos ido a vários países da Europa, América Latina, etc. São locais onde também damos formações e colóquios.
Ao longo destes anos vencemos vários prémios. Atualmente, a sede da nossa companhia de dança está em Galiza, mais concretamente na cidade de Lugo, e desde aí fazemos as nossas criações e projetos, que exportamos para vários sítios.”
E fica o convite:
“Convido os macedenses para no sábado aparecerem no auditório do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros. Espero-vos com muita vontade e tenho esperança de que consigamos encher o auditório.”
O espetáculo acontece às 21h30 no Auditório do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.
Foto: https://www.manulago.com/glovo-somos-esp
Escrito por ONDA LIVRE