Agrupamento 602 de Macedo de Cavaleiros já iniciou ano escutista e com mais liberdade

Agrupamento 602 de Macedo de Cavaleiros já iniciou ano escutista e com mais liberdade

O ano escutista começou no início do mês de outubro com mais liberdade para realização de atividades.

A decisão partiu do Corpo Nacional de Escutas (CNE), com o levantamento de algumas restrições, e é encarado como um alívio para os agrupamentos, como é o caso do 602 de Macedo de Cavaleiros, que começou já a desenvolver e participar em atividades, como refere a chefe do grupo, Ana Fernandes:

“Saiu um circular do CNE onde já nos foram abertas bastantes portas, podendo voltar ao nosso habitat natural, ou seja, estar em contacto com a natureza. Podemos acampar e estar em atividades sem máscara, o que facilita bastante. No dia um fizemos uma atividade com a passagem de secções dos elementos, até porque estamos a receber bastantes.

No fim de semana passado tivemos uma atividade a nível mundial, em que o nosso agrupamento participou massivamente. É o Jota Joti, que ocorre sempre no terceiro fim de semana do mês de outubro e este ano aconteceu em Carrazeda de Ansiães.” 

Apesar das limitações, durante o período de confinamento o Agrupamento 602 de Macedo de Cavaleiros esteve em atividade e conseguiu manter o efetivo, que ronda os 100 elementos:

“Recorrendo às novas tecnologias, fazendo reuniões, participando nas atividades que o CNE, a nível nacional, nos ia propondo. Por exemplo, nos dias da mãe e do pai, tentámos sempre realizar atividades, cada um em sua casa, e depois fazíamos junções que partilhávamos. 

Habitualmente, participamos no desfile de carnaval, mas este ano não pôde acontecer e fizemos um concurso de máscaras que foi depois votado. Temos estado sempre em atividade, assim como em contacto com os nossos elementos e pais. Isso é muito importante porque durante estes dois anos, se não mantivéssemos contacto, iríamos perder muita gente, e esse não era o objetivo. Aliás, conseguimos manter o efetivo.”

E a próxima atividade já está a ser planeada:

“Tivemos reunião e já estamos a planear um magusto, que este ano será em moldes diferentes. Vamos ter um raid e estamos a preparar umas surpresas para pais e escuteiros. Queremos que toda a comunidade participe. Isso era algo que nos estava a fazer bastante falta.” 

O Agrupamento 602 de Macedo de Cavaleiros a retomar a atividade em moldes mais próximos aos pré-pandémicos, no início do ano escutista que começou este mês.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados