Distrito de Bragança é dos que regista menos acidentes de trabalho com vítimas mortais

Distrito de Bragança é dos que regista menos acidentes de trabalho com vítimas mortais

O distrito de Bragança está entre os que menos acidentes de trabalho com vítimas mortais regista desde 2018, a nível nacional.

Segundo os dados da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), até junho do presente ano, o distrito ainda não tinha qualquer registo de fatalidade em contexto laboral.

Ainda assim, os acidentes de trabalho são recorrentes, e a forma de os reduzir passa por uma mudança de mentalidades, considera Paulo Guerreiro, Inspetor de Trabalho da ACT:

“Infelizmente ainda existe a cultura do facilitar, do arriscar, e não pensar. É importante mudar mentalidades e a formação é muito importante para isso. As pessoas têm de perceber quais as matérias fundamentais no âmbito da organização e segurança no trabalho, bem como a importância do relatório e avaliação de riscos, ou escolha das máquinas e equipamentos. Por exemplo, na construção civil, as quedas em altura são um problema, não só em Portugal mas na Europa. Nós não somos uma entidade sancionatória, estamos cá é para ajudar a fazer parte da solução.” 

 

Declarações à margem da Sessão de esclarecimento sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho e Segurança em Obras na Construção Civil, promovida pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Macedo de Cavaleiros.

Para Paulo Moreira, presidente da associação, estas iniciativas são o meio de esclarecer dúvidas e até aspetos legais:

“Em todas as empresas, a higiene e segurança no trabalho é obrigatória. Conciliamos esta oportunidade, aberta a toda a população, tentando esclarecer e criar uma abordagem de esclarecimento a certas questões que por vezes podem induzir em erro.”

E as próximas sessões promovidas pela ACISMC já estão programadas:

“A próxima sessão pensada é para um simulacro da ANPC e dos Bombeiros. Achamos que isso é importante em prol dos empresários. Esta ideia deverá acontecer no início do próximo ano. Depois, acontecerão outras sessões a nível da bazuca, bem como de investimentos e dinheiro que pode ser usado em candidaturas.”  

 

Iniciativas previstas para acontecer no próximo ano.

 

Escrito por ONDA LIVRE 

Relacionados