Hoje assinala-se o Dia Mundial da Terapia Ocupacional e o tema escolhido este ano foi a Integração Sensorial, uma área exclusiva deste campo da saúde, e que é cada vez mais praticada, reconhecida e recomendada por pediatras.
“As Disfunções de Integração Sensorial têm vindo a afetar cada vez mais crianças, sendo importante conhecer alguns dos sinais de alerta da Disfunção de Integração Sensorial. A Integração Sensorial é o processo neurológico através do qual o sistema nervoso central recebe, regista e organiza o input sensorial de forma a criar uma resposta adaptada do corpo ao ambiente.
Uma boa Integração Sensorial é muito importante para o desenvolvimento das competências perceptivas (ex: percepção visual) e motoras (ex: equilíbrio, controlo postural, coordenação motora, competências motoras globais e finas, competências manipulativas), capacidade de concentração, regulação emocional, auto-estima, auto-controlo, sucesso académico da criança, entre outros.”*
Para saber mais sobre Terapia Ocupacional, o seu papel e importância estivemos à conversa com a terapeuta da Unidade Local de Saúde do Nordeste, Rita Morais.
Oiça a entrevista:
Estão a ser distribuídos folhetos nos três hospitais da ULSNE com o objetivo de informar sobre a temática, que pode consultar abaixo.
*Fonte texto: Unidade Local de Saúde do Nordeste