“Passeio Micológico”: acontece este sábado e destina-se a quem quer saber mais sobre cogumelos

O Geopark Terras de Cavaleiros e o Município Macedense organizam este sábado, pela primeira vez, um Passeio Micológico.

No fundo, trata-se de uma sessão de formação no terreno que pretende ilucidar os participantes acerca dos cogumelos comestíveis e de todo o seu processo de recolha, como conta Antónia Morais, chefe de divisão responsável pelo setor:

“Este é mais que um passeio e só lhe chamamos assim porque foi a forma mais lúdica que encontramos.

No entanto, vai ser uma espécie de workshop ou curso, porque se trata de uma saída de campo que tem um formador para cada quinze pessoas, no qual, in loco, durante a própria apanha, vão percebendo como se deve apanhar, colocar na cesta e que espécies é que estão a apanhar. É muito interativo.

Isto acontece dentro dos limites do cercado do corço e com sorte as pessoas poderão ainda observar algum animal dessa espécie.”

 

Depois, há encontro marcado na Associação de Caçadores de Grijó e Vilar do Monte, onde serão cozinhados os cogumelos apanhados durante a manhã:

“Vai haver um showcooking no qual se vão elaborar pratos gastronómicos à volta do cogumelo.

Desde a entrada à sobremesa, as pessoas vão comer cogumelos.

Juntamente com esta atividade, vamos oferecer a cada participante um livro, do qual constam todas as espécies de cogumelos identificados. Foi publicado pelo Geopark há já alguns anos, para que as pessoas possam recorrer a ele sempre que tenham dúvidas em relação à espécie que apanharam ou visualizaram.”

 

A ideia de criar esta iniciativa passa por promover uma maior informação para a população, visto que, nesta altura, são sempre reportados diversos casos de intoxicação relacionados com o consumo de cogumelos silvestres:

“É altura dos cogumelos e as pessoas preocupam-se sempre se devem ou não aventurar-se a apanhá-los.

Achamos que deve haver mais formação nesta área para que não aconteçam acidentes como têm acontecido, e quando acontecem afetam sempre a família inteira.

Só estamos a considerar a inscrição após pagamento, por isso não vale a pena pura e simplesmente aparecerem no sábado.”

 

As inscrições terminam hoje, mas quem quiser ainda se pode inscrever, ligando ou enviando e-mail para a sede do Geopark.

A atividade tem um custo de 20€ para participante individual e de 30€ para casal.

 

Escrito por ONDA LIVRE