A Associação Comercial Industrial e Serviços de Macedo de Cavaleiros (ACISMC), em parceria com as lojas comerciais Intermarché e Ecomarché da cidade, estão a organizar uma recolha de alimentos e outros bens essenciais para animais que se encontram para adoção no Canil Intermunicipal.
Em outros anos, já foram realizadas iniciativas semelhantes, mas sempre dirigidas à população. Agora chegou a vez dos amigos de quatro patas, como refere Paulo Moreira, o presidente da Associação:
“Este ano lembramos-nos de promover a iniciativa para sensibilizar para a falta de alimentos que os canis têm neste momento, assim como para a adoção, para poder aliviar um pouco esta questão que é bastante grave e que, cada vez mais, tem acarretado grandes despesas a estas instituições que recolhem os animais e têm de os sustentar.
Consultamos várias empresas para nos poderem ajudar. Neste caso o parceiro é o Intermaché mas poderão ser outros que queiram entrar nas nossas iniciativas.”
Embora seja possível doar acessórios para os patudos, Paulo Moreira salienta que a comida é, atualmente, o bem mais escasso nestas instituições. Ainda assim, a ajuda será expandida às donos mais necessitados das freguesias:
“O bem essencial neste momento é o alimento porque é o que garante o bem-estar do animal. Todos os acessórios que estejam envolvidos com a parte animal também são importantes, mas realmente o que é mais necessário neste momento é alimento.
O canil só tem cães mas estamos abertos a aceitar bens também para gatos, o que depois, tal como os outros que eventualmente sejam entregues e não se enquadrem nesta campanha, faremos chegar às juntas de freguesia, estas que. por sua vez. os entregarão a pessoas que tenham esses animais e passem dificuldades para comprar alimentos para eles.”
Quem quiser entregar bens pode fazê-lo nas respetivas lojas comerciais ou na sede da ACISMC. Posteriormente, tudo o que for angariado será entregue no Canil Intermunicipal.
A iniciativa decorre ao longo de todo o mês de novembro.
Escrito por ONDA LIVRE