Dia Mundial da Diabetes vai ser comemorado em Macedo de Cavaleiros com várias atividades

Dia Mundial da Diabetes vai ser comemorado em Macedo de Cavaleiros com várias atividades

Este domingo assinala-se o Dia Mundial da Diabetes.

Este ano o tema escolhido foi o Acesso aos Cuidados na Diabetes, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para ser um agente educacional no que toca à doença, como explica a presidente da Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança, Margarida Pires:

As pessoas que vivem com a diabetes precisam de programas educacionais, a própria comunidade pode fazer educação para a saúde no âmbito da diabetes, e é a isso que nós apelamos.

As pessoas também têm direto à escolha dos alimentos saudáveis e aos espaços da atividade física.

Seja na prevenção ou no controlo, as pessoas têm de andar sempre à volta de alimentação, terapêutica, exercício físico, e cada um ser médico de si próprio.

Em Macedo de Cavaleiros, o dia vai ser assinalado com um Encontro InterGeracional, organizado pela Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança e pelo projeto CLDS 4G de Macedo de Cavaleiros (Operação Colmeia), no Parque Municipal de Exposições, e a participação é gratuita:

“A concentração vai ser no Parque Municipal de Exposições. Depois faremos a caminhada pelas ruas da cidade, que não terá muito esforço, tendo mais o objetivo de união, no que toca à prevenção/controlo da diabetes. Podemos dizer até que é um passeio de domingo.

Depois será feito o reforço do meio da manhã e a seguir há missa, para quem quiser ir. Segue-se o almoço que será piquenique com partilha de farnéis. Simultaneamente teremos animação com um bailarico e jogos tradicionais, dando às pessoas a liberdade de também mostrarem os seus dotes artísticos.”

Do programa consta ainda uma tertúlia sobre os 100 anos da descoberta da insulina.

Oiça na íntegra a entrevista da Enf. Margarida Pires à Manhã Informativa da Onda Livre esta sexta-feira aqui:

Escrito por ONDA LIVRE

ENCONTRO DE GERAÇÕES- 2021

Relacionados