Música Sacra é a proposta para o serão de sábado em Macedo de Cavaleiros

O Serviço de Música Sacra da Igreja de São Roque de Lisboa vai estar este sábado na Igreja Santa Maria Mãe da Igreja, em Macedo de Cavaleiros, para um concerto de música sacra.

Dirigido pelo macedense Rui Pedro, esta é a primeira vez que a formação se desloca tão a Norte.

Concertos que intitulam “fora de portas” e pretendem estimular o gosto por esta vertente musical:

“Também fazer a promoção, não só do que fazemos na Igreja de São Roque, mas também estimular a educação, o gosto e a procura de música sacra, porque muitas vezes a ideia que as pessoas têm não é a mais inteira.

Estas iniciativas, que se enquadram no orçamento do Serviço, que é apoiado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pretendem precisamente ter esta faceta cultural, pedagógica e também de valorização de uma missão que é cristã.”

O grupo vai tocar primeiro durante a Eucaristia e depois, às 21h30, no concerto.

Rui Pedro desvenda que o repertório tem já um toque natalício:

“Com as obras que vamos apresentar no concerto, pretendemos mostrar uma breve passagem pelos vários tempos litúrgicos, começando no advento e terminando nas festas dos santos, para que as pessoas também percebam que tipo de música se pode fazer adequada ao longo dos vários tempos. Como estamos quase no Natal, vamos começar com músicas de advento e Natal, o que lhe vai dar um gostinho um pouco especial.

E quem sabe não façamos um concerto só de músicas natalícias mais perto da data.”

E poder tocar em casa é especial, considera o macedense:

“O facto de vir a Macedo fazer um concerto neste contexto é interessante.

Não foi uma escolha a título pessoal mas, uma vez que tínhamos facilidades a nível institucional para que nos acolhessem aqui de uma maneira mais especial, tentamos que este primeiro passo, tão longe de Lisboa, fosse num sítio onde conseguíssemos “jogar em casa” porque nos facilita nas questões logísticas de perceber como podemos fazer isto em outros locais.

A título pessoal eu ofereci dois concertos no verão, em agosto, em dois dos locais do distrito que têm órgãos históricos, que são as igrejas de Torre de Moncorvo e a Sé de Miranda do Douro.

Em Macedo de Cavaleiros não se proporcionou, também porque não tem um órgão e eu resisto um pouco a dar concertos a solo em instrumentos que não são autênticos.”

A Eucaristia tem lugar às 18h30 e o concerto começa às 21h30, este sábado, ambos na Igreja Santa Maria Mãe da Igreja.

Escrito por ONDA LIVRE